BIOGRAFIA DE ROBERT LOUIS STEVENSON
Publicado como uma novela popular em 1886, a obra obteve estrondoso sucesso e serviu para reafirmar a carreira do escritor. Em "O médico e o Monstro", Stevenson conta a história de Henry Jekyll, médico respeitável e que tem uma vida pacata até que resolve promover uma pesquisa científica na qual procura desvendar os segredos da natureza humana. Assim nasce Mr. Hyde, seu duplo, sua personalidade sombria e perversa, que ao mesmo tempo encantará o médico pela capacidade de viver em total liberdade, mas cuja personalidade também o levará à ruína.
Ambientado na cidade de Edimburgo, no fim do século 19, o romance se tornou um clássico que até hoje se presta a inúmeras interpretações psicológicas a respeito dos meandros da alma humana em sua eterna luta do bem contra o mal.
Mas o autor teve também outras obras marcantes ao longo de sua carreira, como é o caso de seu romance-aventura "A Ilha do Tesouro", que faz sucesso por gerações e também foi adaptado para o cinema. O enredo é repleto de ações de piratas que em pleno século 18 navegavam pelos mares em busca de tesouros perdidos. Uma curiosidade desta história é que ela retrata a figura do pirata com uma perna de pau e com um papagaio sobre os ombros, imagem que se tornaria frequente no imaginário popular.
Dono de uma criatividade exacerbada e sempre disposto à experimentação, Stevenson teve uma carreira profícua tanto pelo número de trabalhos que produziu como pela diversidade dos gêneros que adotou. Assim, em sua obra podem ser encontrados ensaios, contos, roteiros de viagens, peças teatrais, poesia e até composições musicais
Nenhum comentário:
Postar um comentário